terça-feira

O ENGANO

Esta lenda Vietnamita tem como tema a ilusão que consiste em tomar o mundo "das sombras" pelo mundo real, um equívoco que pode ter consequências trágicas.

Era uma vez uma mulher cujo marido fora enviado, como soldado, para um posto distante de fronteira. Nesse tempo, as comunicações eram muito difíceis e, durante três anos em que ele estivera ausente, ela só raramente recebia notícias do seu amado.

Uma noite quente, cosia ela á luz de uma pequena lamparina, junto do seu filho adormecido quando estrondeou uma tempestade. Um golpe de vento extinguiu a fraca chama da lamparina, ribombou um trovão, a criança acordou e teve medo. A mãe reacendeu, com dificuldade, a pequena mecha encharcada de óleo e, para serenar o
seu filho, mostrou-lhe a sua própria sombra na parede e disse:
- Nada temas, meu filho, o pai está ali e vela por ti.
 A criança olhou e deixou de chorar. No dia seguinte, no momento de ir para a cama, reclamou pelo seu pai. A mãe sorriu, feliz, e colocou-se de forma a que a sua silhueta fosse bem visível aos olhos do filho. Ensinou-o a juntar as mãos antes de se inclinar diante da sombra para dizer: "Boa-noite, pai".
O hábito pegou, rapidamente e todas as noites o mesmo rito se repetia.

Finalmente, o marido regressou ao fim de longos sete anos.
A mulher grata, pela providência lhe ter acariciado com o seu marido são e salvo, quis fazer oferendas aos antepassados. Foi ao mercado e ao templo, confiando o filho aos cuidados do esposo. Durante a sua ausência, este brincou com grande carinho, com o seu filho e disse-lhe que o tratasse por pai. Para sua grande surpresa, a criança recusou-se a fazê-lo, explicando-lhe que não o podia ser seu pai, já que ele próprio dizia boas-noites, a este último, todos os dias ao deitar.

Pensando que a sua mulher lhe tinha sido infiel, o homem abandonou a casa sem dizer uma palavra, profundamente magoado. Desesperada, a pobre mulher, pôs fim aos seus dias lançando-se ao poderoso Mekong.

Ao ser informado da sua morte, o marido regressou a casa assolado pela tristeza e pela dúvida. Ao chegar a noite, acendeu a lamparina, que projetou a sua sombra na parede. Para sua grande consternação, viu o seu filho juntar as mãos e inclinar-se diante da sombra.
Só compreendeu o seu trágico erro, quando já era tarde de mais...

http://en.wikipedia.org/wiki/Vietnam_Veterans_Memorial

Sem comentários: